quinta-feira, 28 de maio de 2015

Improvisação em Dança e Música!

Composição instantânea: improvisação de sons e movimentos
por Cibele Ribeiro

   Baseadas nas Jam Sessions - abreviação de Jazz After Midnight Sessions (Hobsbawm, 2004), as vivências das Rodas ou Jams de Improvisação unem as experiências de composição instantânea de bailarinos e músicos - executadas ao vivo e simultaneamente.

A improvisação é um recurso criativo encontrado na música, no teatro, na performance e também na dança, em especial na dança pós-moderna e contemporânea. Ela lida com as possibilidades de considerar o ato artístico aberto à experimentação, ao devir e à efemeridade de uma composição instantânea, e se baseia, simultaneamente, na organização de estruturas criativas e no conhecimento de processos perceptivos que a proporcionam. 


Melina Varela e Victor Cruz
A improvisação é, ao mesmo tempo, experimentação e uma forma de composição artística com elementos e forças internas próprias. Pensar a improvisação é refletir sobre o modo de realizar uma composição artística pela adoção de qualidades escolhidas aleatória e imediatamente, denominada "composição instantânea".



       “A improvisação como uma técnica artística, não somente no jazz mas em outras artes, era apreciada pela vanguarda da década de 1960 por duas razões. Ela simbolizava (e talvez mesmo encarnasse) a liberdade. Também contava, no entanto, com a sabedoria do corpo – com o calor da intuição cinética do momento – em contraste com a formulação de decisões predeterminadas e racionais. Esse conhecimento corporal acentuava a espontaneidade, valorizando, em vez de rejeitar as imperfeições humanas da criação de improviso.” 
(Sally Bannes)

Erhi Araújo
  Na execução musical ao vivo, o som dos instrumentos, as respirações e silêncios musicais e o gestual dos instrumentistas, entre outros elementos – influenciam o acontecimento para a improvisação em dança e proporcionam uma diferença muito grande na qualidade perceptiva para quem dança, pois provoca muito mais efeitos cinestésicos que a musica gravada. Por outro lado, a dança e os dançarinos provocam reações na música e nos músicos, também interferindo neles e modificando-os.